© 2019 Rioflor - Todos os direitos reservados

Informações Rioflor:
Whatsapp (21) 97664-8586

Tel.: (21)2285 8865 

Seg-Sex - 13h às 19h

rioflorrj@gmail.com

Conheça os

Florais de

Bach

Entre em Contato!

  • Facebook Social Icon

Download completo do

Jornal Girassol

FIREWEED – O Vôo da Fênix

Dentre as essências mais transformadoras que nosso querido Steve Johnson nos deixou de presente, destaca-se a Fireweed, cuja força de vida é capaz de nos resgatar nas adversidades extremas, reerguendo-nos em meio às emergências, ao sofrimento devastador, despertando o Guerreiro Interior, que renasce e se renova diante dos desafios. O floral da Fireweed tem sido um dos recursos mais efetivos, após os traumas profundos, onde nossa resistência se esvai, sendo necessário que as forças da Alma sejam acionadas, a fim de que seja restaurado o contato com a vida.

 

Como já sabemos, as Fireweed são as primeiras espécies que aparecem nas regiões onde ocorrem grandes incêndios, trazendo renovação do solo e atraindo novamente a vida. Essa imagem nos remete ao mito da Fênix, pássaro lendário que renasce das próprias cinzas, descrito pelos gregos, egípcios, chineses e africanos. A ideia da ação das forças renovadoras da vida, diante de situações limites, onde não haveria mais saída, tendo-se esgotado nossas reservas, estando o ser devastado, também é sinalizada no arquétipo presente no arcano XX do Tarô, “O Julgamento”, onde o que jaz morto se renova, renascendo purificado e desperto pelo chamado dos anjos.  

 

 

Neste processo o velho dá lugar ao novo, onde todo peso acumulado ao longo da existência é eliminado, encerrando-se um ciclo, para que os velhos padrões possam ser transformados pelas forças criativas e regeneradoras da Alma. Sem isso, ficaríamos estagnados, impedidos de caminhar, presos às forças regressivas, fadados a permanecer na secura do deserto estéril, na falta de amor, no isolamento e na escuridão.

 

 

A Fênix nos oferece a porta do renascimento, sendo também associada à ressurreição do Cristo, que se sacrificou por nós, retornando com a mensagem da salvação, libertando-nos da sombra e acendendo a Luz da Alma.

 

 

A escolha da Fireweed, como a flor que homenageamos nesta edição, não foi fortuita. Junto com ela referenciamos nosso querido Steve, que renasceu para as estancias superiores, deixando ir os limites deste plano, dando mais um passo no caminho da Ascenção.

 

Assim como ele, todos nós, cada um há seu tempo, também seremos tocados pela Fireweed. Seremos chamados a renascer para os demais planos da criação, percorrendo o caminho estreito que leva à Casa do Pai, que irá nos acolher amorosamente, abrindo a Porta do Templo, diante do qual iremos juntos entoar os cânticos de amor e glória, unidos em nossos corações.

 

 

 


 

 

 

Com Amor,
Celia Gouvêa

Tempo de Florecer

É com grande alegria que resgatamos a edição do jornal GIRASSOL, um dos mais tradicionais veículos de trocas com os terapeutas, que deixou de circular por um pequeno período, mas que está de volta para encantar nosso olhar e aproximar ainda mais o terapeuta floral da RIOFLOR, que se dedica a representá-los desde sua fundação, em 2004, com empenho, responsabilidade e carinho. Este ano estaremos completando treze anos. Um número cabalístico que anuncia a presença de mudanças e fechamento de ciclo, momento fundamental para o crescimento, pois tudo que fica estagnado tende a desaparecer.
No caso da RIOFLOR, a chegada de 2017 foi marcada por grandes eventos e transformações, especialmente dentro da própria associação, que entrou o ano com a eleição da nova diretoria, o início do Curso de Formação de Terapeutas Florais e a realização do Congresso Nacional de Terapia Floral - 3º CONFLOR. Ou seja, muitas novidades em curso.
Além desses acontecimentos marcantes, que serão comentados neste número do GIRASSOL, nossa associação mudou de endereço, inaugurando a nova sede em 17 de fevereiro de 2017, o que nos trouxe imensa alegria, pois sentíamos a necessidade de buscar um novo espaço, em função das necessidades que foram se apresentando ao longo do tempo. Durante anos o Espaço Terra Mater nos acolheu carinhosamente, oferecendo apoio e parceria amorosa, merecendo toda nossa gratidão por tudo que trocamos durante tantos anos compartilhados. Entretanto, nossa salinha querida já não comportava o tamanho que a RIOFLOR apresenta no momento.
A mudança de sede trouxe dinamismo ao trabalho, mas também impôs outras necessidades, especialmente financeiras, o que exige maior empenho na divulgação de nossa profissão e responsabilidade do associado em participar da manutenção de sua associação.
Com este objetivo, desde a realização do CONFLOR, a associação vem promovendo na última sexta-feira de cada mês o CaféComFlor, espaço aberto para encontros criativos entre os terapeutas, onde são abordados temas de interesse ligados à nossa área de atuação.
Ao mesmo tempo em que o GIRASSOL é relançado, estamos colocando no ar o novo site da RIOFLOR, o que irá nos aproximar ainda mais, transcendendo as fronteiras e oferecendo ao associado um espaço de trocas, informações e divulgação profissional.
Como pode ser visto, o ano de 2017 para o terapeuta floral do Rio de Janeiro chegou agitando, expandindo nossos horizontes, inaugurando um novo ciclo de realizações, no qual, a presença do associado no cotidiano da associação é o fator mais importante para nosso crescimento, reconhecimento e valorização profissional.
Participem, pois a RIOFLOR é sua.


Beijos Floridos
Celia Gouvêa
Presidente da RIOFLOR

Novos Horizontes do Trabalho Social

    Quando descobri o amor pelo voluntariado e as ações sociais, percebi que realmente desejava muitas mudanças internas e externas, em mim e no mundo, e que precisava começar a trabalhar com afinco para produzi-las. A Diretoria de Ação Social na Rioflor também vem vivendo há algum tempo muitas experiências e mudanças. Belos trabalhos vêm ocorrendo aqui no Rio de Janeiro, desenvolvidos por alguns dos nossos queridos associados: 
Com imenso prazer, coordeno há seis anos a equipe de terapeutas florais, na ONG Rede Postinho de Saúde Preventiva da Mulher, localizada nas comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo (PPG). Com o apoio da Rioflor, estruturando todo o processo desde o início, já ultrapassamos o número de 2000 atendimentos. 
Vera Gondim e cerca de 20 terapeutas fizeram a diferença na região serrana do Rio de Janeiro em 2011, após chuvas intensas, que resultaram em mais de 500 mortes e centenas de pessoas desabrigadas. O atendimento com florais recebeu total apoio da associação, cresceu e foi de suma importância para conter os transtornos pós-traumáticos nas áreas onde atuou. 
Outra ação voluntária acontece há quatro anos na Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Rio Comprido, através de seis profissionais coordenadas por Maria da Glória Coelho, também coordenadora do curso de formação de terapeutas florais da Rioflor. Com resultados expressivos hoje já há fila de espera para os atendimentos. 
O projeto Flores no Caminho, implantado e coordenado por Nivea Falcão, desde Abril de 2016, possui uma equipe de seis terapeutas florais que realizam atendimento gratuito na casa Ronald Macdonald, no Maracanã. Em um ano, aproximadamente 500 pessoas foram atendidas.  
Outra bela experiência do uso de florais, em situações de crise, foi o projeto Reflorescendo Mariana, no qual tive a honra de coparticipar juntamente com Ana Lucia Pedrozo, a idealizadora da ação e atual Diretora de Ação Social da Rioflor.  O trabalho, iniciado em Dezembro de 2015, aconteceu por um ano com vítimas da tragédia. O projeto também foi apoiado por Sandra Epstein, pesquisadora do sistema Ararêtama e obteve resultados muito satisfatórios.  
       A Rioflor se orgulha de estar contribuindo com estas ações sociais, apoiando os terapeutas associados e alimentando o grande sonho de Dr. Bach em promover o uso dos florais para auxiliar a trajetória de vida de pessoas, atenuar o sofrimento em meio às crises e promover consciência, educação e saúde integral aos indivíduos. 

 

Daniella Oliveira

Steve Johnson, Mais Uma Estrela De Primeira Grandeza No Universo

    
    Steve Johnson, pesquisador e educador do sistema Florais do Alasca, tão presente na vida dos terapeutas florais brasileiros, no dia 17 de março deste ano, foi fazer companhia ao Dr. Bach e tantos outros mestres na dimensão espiritual.    Sentiremos muito a sua falta, mas, com certeza, onde está, novos projetos e trabalhos de ajuda à humanidade, estarão sendo realizados.
    A Rioflor presta homenagem a esse ser maravilhoso, sensível, generoso, que através de suas essências e seus ensinamentos teve um profundo impacto positivo nas vidas de tantas pessoas, em todo o mundo. Sua presença sábia, centrada e amorosa conseguia mobilizar o Curador Interno daqueles que puderam privar de sua presença, nos cursos, seminários e congressos.
    Nascido em 13 de maio de 1953, esse taurino manteve sempre uma grande intimidade com as forças vivas da natureza, o que transmitia através de suas palestras e de suas essências sutis e poderosas. Em 1984, morando em uma aldeia remota, ao norte do Lago Minchumina (Alaska), trabalhando no controle florestal de fogo (trabalho que realizou por 21 anos), fundou o Alaskan Flower Essences Project, que se tornou o sistema de Florais do Alaska, com suas flores, essências ambientais e cristais. Em um depoimento para a Mostra Histórica de Essências Florais, no aniversário de 120 anos do Dr. Bach, ele diz o seguinte:  

”Há alguns anos atrás tive o prazer de segurar algumas das essências florais originais preparadas pelas mãos do próprio Dr Bach. Eram pequenos frascos de vidro tampados com rolhas de cortiça e rotulados a mão por ele mesmo. (...)À medida que segurei os frascos o poder  e a pureza do trabalho do Dr Bach me foram revelados. Naquele instante eu compreendi verdadeiramente o que o Dr Bach trouxe para este planeta através do seu trabalho e  naquele momento eu renovei meus votos de dedicação da minha vida de trabalho em sua honra , em honra do presente que ele nos deixou.”
E ele cumpriu, maravilhosamente, e com louvor, esses votos! Nossa eterna gratidão, Steve! Sua memória permanecerá em cada gota de essência utilizada pelos milhares de terapeutas florais do mundo. O Universo está mais feliz  e pleno com sua presença!

1 / 1

Please reload